CFCX - 1º MELHOR FOTOCLUBE NA BIENAL COR 2021
08/12/2021 :: XXII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores 2021 - Confoto - Londrina-PR
          Em noite de gala para a fotografia brasileira, tivemos no último sábado, 04/12/2021, a divulgação do resultado, premiação e abertura da exposição da XXII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores 2021, realizada na cidade de Londrina - PR, pelo Foto Clube de Londrina, em parceria com a Confoto - Confederação Brasileira de Fotografia e, para nossa imensa alegria, o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul - CFCX voltou a alcançar a honrosa posição de

1º Melhor Fotoclube da Bienal

Com uma transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Confoto, e com a participação virtual de milhares de fotoclubistas de todo o Brasil,  o Foto Clube de Londrina, que também aproveitou o evento para comemorar seu aniversário de 50 Anos, deu um show na Abertura da Bienal 2021 que,  como já dito, é o "Oscar da Fotografia Brasileira".

A XXII Bienal Cor seguiu no novo sistema implementado pela Confoto, totalmente adaptado à modernidade dos tempos. Com exceção do Catálogo impresso e da Exposição, o concurso, desde a sua abertura para inscrições, postagens, catalogação das fotos, julgamento e divulgação de resultados, foi todo conduzido no formato digital, utilizando-se de uma plataforma amigável e competente desenvolvida pela IAAP - International Association of Art Photographers.

O julgamento das fotos foi feito por um corpo de jurados internacional: Agatha Bunanta, fotógrafa da Indonésia; Vladimir Jovanoviski, fotógrafo e curador da Macedônia; Luiz Franke, fotógrafo da Argentina; Cássio Vasconcelos, fotógrafo, curador, professor, produtor de arte de São Paulo; e a caxiense Silvana Boone, doutora em artes, professora, curadora de artes do Rio Grande do Sul.

358 autores associados a 25 fotoclubes de todo o Brasil inscreveram as 1.424 fotografias concorrentes, sendo que 107 deles classificaram os 158 trabalhos que integram a exposição da Bienal. Dentre as fotografias classificadas, 17 foram laureadas com Menção Honrosa e as 3 primeiras colocadas receberam Medalhas de Ouro, Prata e Bronze, respectivamente. Também foram premiados os 3 fotoclubes de melhor desempenho na Bienal. Tudo isso pode ser conferido na live de apresentação citada acima, que recomendamos assistir.

O Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul recebeu o cobiçado Troféu "Eduardo Salvatore", ficando com a primeira colocação entre os fotoclubes brasileiros. É nosso segundo  OURO em Bienal Cor, já havíamos conquistado essa posição na Bienal Cor de 2015, além das primeiras colocações também na Bienal Preto e Branco 2020 e Bienal Natureza 2021.

Com 26 fotografias classificadas no coletivo, 2 Menções Honrosas e a Medalha de Prata da Bienal, o CFCX mostrou, mais uma vez, a força da fotografia de Caxias do Sul.

Aqui estão as fotografias premiadas:

BASÍLIO MARCHETTO - "Drizzler" - Medalha de Prata

LETÍCIA S. PEREIRA - "Passantes" - Menção Honrosa

MARCIA MARCHETTO - " In the Dark" - Menção Honrosa

E este é o nosso elenco de Associados classificados na XXII Bienal Cor 2021:

ANNEMARIE BRUGGER: "A Máscara da Face", "Fé"; BASÍLIO MARCHETTO: "Drizzler", Lascar Way", "Monk"; BRUNO LEONARDELLI: "Brumas do Taj"; CARLA TESSARI: "Érica", "Peacefull";  CRISTIANE PETER: "Sem Olhos"; FÁBIO DORNELLES: "Chapada"; FLÁVIA FERME: " In Grandfather’s Workshop", " Packed Bags"; GELSON ROCHA: "Câmera Obscura", INGRID BRUGGER: " Não Sou Eu quem lhe Sorri"; LETÍCIA S. PEREIRA: "Passantes"; LUCIANE MARI PAVAN: " Num Dia de Chuva"; MARCIA MARCHETTO: " In the Dark", "Morning Fog", "Red Pain";   MILAGROS GOÑI: "A Barca", ”Levadas pelo Vento", " Soledad"; PAQUITO MASIÁ HERRERA: " Marcas", " Plano de Fuga"; RODRIGO ROSSI: "Reticências"; TOMAS BRUGGER: "Luz em Transe".

Todas as fotografias classificadas do CFCX podem ser visualizadas aqui

O Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul cumprimenta o Foto Clube de Londrina pelos seus 50 anos de existência e, junto com a Confoto, pela organização da XXII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores 2021, desejando que o evento perdure por muitas edições.

A exposição das fotos classificadas está cuidadosamente montada no Museu Histórico de Londrina, em ambiente de iluminação impecável, estrutura elegante, um Luxo, como merece ser tratada a arte fotográfica brasileira. A visitação deve ser agendada com os organizadores.

O CFCX transborda de orgulho e agradece ao competente desempenho e participação dos associados, trazendo para Caxias do Sul, além das classificações,  dos prêmios individuais de Menção Honrosa e Medalha de Prata, também o Troféu de Melhor Fotoclube do Brasil na Bienal 2021, confirmando nossa posição no topo do ranking nacional.

Estamos todos de PARABÉNS!